Você está visualizando atualmente Pré-Congressos avançam no debate da profissão

Pré-Congressos avançam no debate da profissão

Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Paranaíba e Coxim foram alguns dos municípios que participaram dos Pré-Congressos da Psicologia organizados pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS).  Os eventos reuniram psicólogas/os em torno de discussões referentes aos rumos que a profissão deverá tomar nos próximos anos.

A experiência de mobilização vem contagiando a categoria. A psicóloga Priscila Zanardi, eleita delegada por Três Lagoas, saudou a iniciativa e defendeu que a escolha de uma profissão traz consigo a necessidade de defender e fortalecer tal opção.

“A Psicologia precisa dos seus profissionais para avançamos nas antigas/contemporâneas lutas contra a exclusão social. Para conquistarmos espaço e sairmos de um lugar estereotipado. Para avançarmos na saúde, educação, social, organizacional, e tantas áreas possíveis de atuação. Pensar no dia 13 de março como uma data contra a corrupção implica em fazer um pouco também onde vivemos e atuamos. E este objetivo do evento preparatório do CRP14MS  foi cumprido. Dialogamos, discutimos, provocamos e saímos de lá cheios de propostas boas para o Congresso Regional”, apontou Priscila.

Estas ações estão ligadas a realização do 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). E visam permitir maior representatividade da categoria. O principal objetivo dessa jornada é a construção das diretrizes que vão nortear o exercício profissional no triênio 2016-2019, dentro do Sistema Conselhos de Psicologia.

Além dos debates os Pré-Congressos também elegeram os delegados que irão participar do Congresso Regional da Psicologia (COREP), que acontecerá nos dias 29, 30 de abril e 1º de maio, em Campo Grande/MS.

Na programação de atividades ainda haverá a realização mais de dois Pré-Congressos. Em Coxim, no dia 17 de março, quinta-feira, às 9h, no campus da UFMS, em Campo Grande/MS, no dia 8 de abril no auditório do Instituto Missionário São José.