Você está visualizando atualmente Pré-COREP de Campo Grande aprova 13 propostas para o 11º CNP

Pré-COREP de Campo Grande aprova 13 propostas para o 11º CNP

Campo Grande encerrou a realização das etapas do Pré-COREP em Mato Grosso do Sul, realizadas pelo CRP14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul). Foram aprovadas 13 propostas no encontro da Capital e se somam a outras 70 aprovadas nos encontros regionais.

As mais de 80 propostas de Mato Grosso do Sul serão enviadas para o 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). A próxima edição do evento terá como tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia Brasileira frente às desigualdades sociais”, de onde sairão as teses para a discussão no CNP que servirão de base para toda a psicologia brasileira na gestão 2022/2025.

A presidente do CRP14/MS, Marilene Kovalski ressaltou que o Pré-COREP é uma parte do processo participativo onde a categoria formula as teses que serão discutidas no COREP e encaminhadas ao CNP. “Sem contar que no Pré-COREP é onde são eleitos os delegados de cada região que depois, os confirmados, no COREP representarão os CRs no CNP. Um processo lindo, democrático e participativo aberto à categoria e aos estudantes de psicologia. O CRP14/MS trabalhou de forma organizada acolhendo a todos e todas”, pontuou.

Para o vice-presidente do CRP14/MS, Walkes Jacques Vargas o Pré-COREP da região de Campo Grande foi um momento de renovar as esperanças. “Fizemos um debate de alto nível e construímos propostas que vão de encontro às necessidades da categoria e da sociedade nesse novo mundo pandêmico. Saímos desse Pré-congresso dispostos e prontos para nos encontrar presencialmente no Congresso Regional em 2022”.

Já para o conselheiro tesoureiro e Coordenador da Comissão de Psicologia do Trânsito e Mobilidade Humana, Renan da Cunha Soares Junior, o Pré-COREP é um momento importante porque é um momento de expressão da democracia do Sistema Conselhos da Psicologia. “Onde as várias problemáticas e enfrentamentos que precisam ser feitos pela profissão podem ser discutidos e debatidos. Além de serem feitos os levantamentos das teses para que os psicólogos(as) possam se debruçar sobre isso e o conselho possa produzir resoluções, fazer gestão juntamente com outras entidades. Possa ir atrás da elaboração de projetos de lei que possam ser propostos. É um momento bastante importante justamente para que a gente consiga ampliar a atuação da profissão. Para que a gente consiga proteger a sociedade com uma atuação melhor da psicologia para a população e que a gente possa na temática desse CNP fazer uma participação melhor e mais importante no enfrentamento à pandemia e também na busca da democratização e do estabelecimento de políticas públicas que sirvam melhor à sociedade das formas que a psicologia possa colaborar com ela”.

O Pré-COREP de Campo Grande ainda elegeu seis delegados, sendo Ignez Charbel Stephanini, Jaqueline de Andrade Torres, Marilene Kovalski, Norma Celiane Cosmo, Renan da Cunha Soares Junior e Walkes Jacques Vargas. E o estudante Josué de Marco.