Você está visualizando atualmente Psicólogas(os) de MS lançam livro inédito com reflexões sobre ética e a pandemia

Psicólogas(os) de MS lançam livro inédito com reflexões sobre ética e a pandemia

O CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – 14ª Região) lançou no dia 6 de agosto, o livro ‘Ética e Psicologia: reflexões na pandemia e para além dela’. O evento marca o início das comemorações dos 60 anos da profissão no Brasil aqui em Mato Grosso do Sul.

O primeiro volume do livro é organizado por Dionatans Godoy Quinhones e Rosalice Lopes, membros do Fórum Estadual dos Professores de Ética em Psicologia (FEPE). Presidente do CRP 14/MS, Marilene Kovalski afirma que o livro quer refletir sobre os novos contextos que desafiam os limites da ética na prática da Psicologia, frente as mudanças impostas pela hipermodernidade e, sobretudo, pela expressiva expansão do acesso e uso das redes sociais.

“Quando há desejo de fazer, as coisas acontecem. Esse livro vai servir de base para muitos profissionais, principalmente aqueles que querem se aprofundar no tema. É importante que busquemos nos orientar na ética, que respeite o sujeito em sua integralidade e que a sociedade seja acolhedora nas subjetividades”.

Um dos organizadores do livro, Dionatans Quinhones falou sobre a pluralidade da Psicologia. “Estou aqui em nome de um coletivo que se dispôs a contribuir com esse texto desejo e compreensão de que o que fazemos é em prol do humano, da subjetividade e do direito de cada um encontrar o espaço para viver aquilo que deseja. A nossa meta comum é potencializar a experiência humana”, disse.

Já Rosalice Lopes destacou a importância da formação profissional com olhar para a ética. “Esse livro representa pra nós uma reflexão sobre o sentido da ética na nossa profissão. Não foi fácil escrever sobre isso e repassar todos os sentimentos que permeiam em nós enquanto sociedade ao longo desses anos”.

Deputado estadual e psicólogo, Pedro Kemp participou e destacou a importância da ética, empatia e cuidado. “Se perdermos a capacidade de sentir a dor das pessoas, de olhar para os outros de forma ética e com cuidado, teremos falido como humanidade. Mais do que nunca, desde a pandemia é importante aumentar o cuidado, um com os outros e com nós mesmos”.

O lançamento foi transmitido ao vivo no Canal da Psicologia da 14ª região no Youtube (https://www.youtube.com/c/CRP14MS).