Você está visualizando atualmente Psicólogas(os) são homenageadas(os) na Câmara de Vereadores por 60 anos de regulamentação da profissão

Psicólogas(os) são homenageadas(os) na Câmara de Vereadores por 60 anos de regulamentação da profissão

A Câmara de Vereadores promoveu nesta quarta-feira, 19 de outubro, uma sessão especial no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, alusiva aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. A homenagem foi proposta pelo vereador Ronilço Guerreiro que é psicólogo de formação, e a honraria foi concedida aos profissionais que tenham se destacado na sua área de atuação.

“Comemoramos 60 anos de Psicologia, é muito importante para lembrar que faz parte de cada um de nós, a auto estima, a motivação, o entusiasmo e o conhecimento, e que a Psicologia tem esse poder de transformar vidas”, destacou o vereador Ronilço.

Para o presidente do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região – Mato Grosso do Sul (CRP14/MS), Walkes Jacques Vargas, nesses 60 anos de história a Psicologia cresceu muito, e nesse período de pandemia, houve um crescimento do sofrimento e adoecimento mental. “Atualmente os psicólogos estão presentes cada vez mais na vida da população. “Quando tudo começou, 60 anos atrás, havia 3 ou 4 áreas de trabalho. Hoje expandimos para 13 áreas. Estamos presentes nas políticas públicas, na saúde, na educação, nos consultórios, onde houver subjetividade humana, vai existir um psicólogo”, finaliza.

Para a ex-presidente do CRP-14/MS, Marilene Kovalski, “essa homenagem é muito importante para nós, porque esse ano a Psicologia faz 60 anos da profissão, e essa é uma homenagem mais que merecida para os diversos profissionais que atuam e diversas áreas da Psicologia, e essa estreita relação com as nossas pautas e a Câmara Municipal foi muito importante no IX Plenário (2019-2022)”.

A Medalha comemorativa Maria Solange Félix é uma das medalhas mais importantes no Brasil ligadas à psicologia. “Nos enche muito de orgulho receber uma homenagem com o nome da Professora Maria Solange, ela que foi sempre uma referência no país e na América Latina”, disse o conselheiro e homenageado da noite, Renan da Cunha Soares Júnior.

Maria Solange Félix foi pioneira na construção da Psicologia em Mato Grosso do Sul e na criação de novos modelos de educação para o trânsito. Também foi conselheira do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP-14), integrante da Comissão de Políticas e Ações de Psicologia no Trânsito do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e representou o Conselho Federal de Psicologia durante várias gestões na Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente no DENATRAN.

A Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, reconheceu e regulamentou a Psicologia como profissão no Brasil. Já os Conselhos Federal e Regionais foram criados em 1971. De acordo com o Serviço de Consulta Psicológica (SCP), atualmente, o Brasil tem mais de 440 mil profissionais, sendo o país com o maior número de psicólogos no mundo. O SCP tem atuação em clínicas e órgãos públicos em todos os campos de cuidado da saúde mental.

Vanessa Terena, coordenadora Comissão de Direitos Humanos do CRP14/MS que participou da cerimônia, destacou que no ano que se completa 60 anos da homologação da profissão, aqui em Mato Grosso do Sul o CRP14/MS celebra 25 anos de história, sendo imprescindível que todos reconheçam a importância da Psicologia para a sociedade como um todo.

Confira abaixo a relação de homenageados:

BETINHO: GEICE GABRIELA CHAMANI ALMANZA e SANDRA REGINA SOARES

BETO AVELAR: DANYELLA DOS SANTOS CABRAL e JESSICA SANTANA SILVA

CAMILA JARA: EDUARDO GODOY DA ROCHA e KAROLINE MOREIRA DE OLIVEIRA

CARLOS AUGUSTO BORGES, CARLÃO: LARISSA MENEZES DE ALCANTARA e RONILÇO CRUZ DE OLIVEIRA

CLODOILSON PIRES: PALOMA UJACOW MARTINS RODRIGUES e SIRLENE CAMPOS FRANCO DA SILVA

CORONEL ALÍRIO VILLASANTI: ELÓDIA HERMINIA MALDONADO e RENAN DA CUNHA SOARES JUNIOR

DELEI PINHEIRO: ADRIANA MARTINS MOTTA e LÉA CONCEIÇÃO GARCIA

JAMAL: FRANCINE DAMIN e MICHELI PERES REZENDE

LOESTER: RUTH VIEIRA DOS SANTOS MESQUITA e ELENISE ROLDAN MELGAREJO DAMASCENO

SANDRO: ALBA MARIA DOS REIS e ANA CRISTINA LIMA ESPINDOLA GERALDI

VICTOR ROCHA: MARILENE KOVALSKI, MARCIO LUIZ DE SOUZA GODOY e WALKES JACQUES VARGAS

EDU MIRANDA: LAURA ADRIANA DA SILVA HOZANO GUSSO e JOLENE CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA BEZERRA

GILMAR DA CRUZ: JOÃO PAULO RIBEIRO e MARIENE LUCIA FERREIRA NAEGELI

OTÁVIO TRAD: ADRIANO LUIZ PARDO e ALINE CURZEL DA SILVA

PAPY: CLAUDIA TERUEL BERGAMO RIBEIRO e GIOVANA LEITE DE ABREU

PROFESSOR JUARI: PAOLA NOGUEIRA LOPES EVANGELISTA e MARINA CASTANA FENNER

PROFESSOR RIVERTON: FERNANDA MAZZA ANACHE e JULIANA ROSA DA SILVA E SOUZA

RONILÇO GUERREIRO: CLAUDIA TEREZINHA SILVA DE PINHO e PRISCILA BAUERMEISTER DE ARAUJO KORSACK

TABOSA: GILSE MARIA TEDESCO DE CARVALHO e MAURO CORSINI REZENDE DA COSTA

VALDIR GOMES: DAIANE GÖEDERT e DANNIELLY CASTRO DOS SANTOS MOTTI

WILLIAM MAKSOUD: VANESSA CRISTINA SILVA FERREIRA VACARI e LUCIENE SOARES DE SOUZA CAXIAS

ZÉ DA FARMÁCIA: KAMILLA TALYTA ANUNCIATO DE LIMA e JESSICA WUNDERLICH LONGO

CÂMARA MUNICIPAL: TANIA ROCHA NASCIMENTO, ANA SANDRA FERNANDES ARCOVERDE NÓBREGA , MARIA DE FATIMA VAZ DOS SANTOS e WALKES JACQUES VARGAS.

Fotos: Izaias Medeitos – Assecom Câmara de Campo Grande