Você está visualizando atualmente Psicologia Ambiental: CFP prorroga prazo para seleção de relatos de experiências

Psicologia Ambiental: CFP prorroga prazo para seleção de relatos de experiências

Profissionais e estudantes de Psicologia têm até 17 de julho para realizar inscrição

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) prorrogou até 17 de julho o prazo para que as pessoas que executam trabalhos que dialoguem com a temática da Psicologia Ambiental possam inscrever seus relatos de experiência.

As iniciativas selecionadas irão compor o “Catálogo de Práticas em Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente”, que será estruturado em formato de livro digital (e-book) a ser lançado ainda neste ano.

Os trabalhos devem se relacionar a temas próprios da Psicologia Ambiental, ou seja, que tratem das relações pessoa-ambiente. Práticas nessa área envolvem, por exemplo, os seguintes temas: ambiente e qualidade de vida, ambientes restauradores, conflitos socioambientais, moradia e direito à cidade, mobilidade urbana, relações pessoa-ambiente nos contextos rurais, processos de deslocamento, processos de (des)territorialização, mudança climática, ativismo e comportamento pró-ecológico, apropriação de espaços públicos, perícia ambiental, avaliação pré e pós-ocupação.

De acordo com o edital, podem participar psicólogas, psicólogos e estudantes de Psicologia. Dado o caráter transdisciplinar das ações nas relações pessoa-ambiente, profissionais de outras áreas podem participar junto com psicólogas(os). Cada pessoa poderá submeter até dois relatos, sendo possível ainda que, em uma mesma narrativa, seja apresentada mais de uma prática, desde que possuam correlação. Também é possível submeter trabalhos em equipe.

Grupo de Trabalho

Em novembro de 2021, o plenário do CFP aprovou a criação do Grupo de Trabalho sobre Psicologia Ambiental. Entre outras finalidades, o coletivo pretende chamar a atenção da categoria para o tema e ampliar o debate acerca de questões que impactam na relação pessoa-ambiente.

Responsável pelo lançamento do edital, o GT conta com a participação de conselheiras e representantes da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA) e do Grupo de Trabalho Psicologia Ambiental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), além de especialistas na área.

Serviço

Catálogo de Práticas em Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente
Inscrições: prorrogadas até 17 de julho de 2022
Submissão de trabalhos pelo formulário eletrônico
Edital de prorrogação
Acesse a íntegra do edital

Leia mais

CFP institui grupo de trabalho sobre Psicologia Ambiental

Psicologia Ambiental: CFP lança edital para selecionar relatos de experiências