Você está visualizando atualmente Psicologia, Hospitalidades e Alianças: Por um Exercício Ético-Fronteiriço a partir da palestina

Psicologia, Hospitalidades e Alianças: Por um Exercício Ético-Fronteiriço a partir da palestina

CRP14/MS promove Live sobre a Palestina: Reflexões sobre Violência Institucional e Direitos Humanos

No dia 21 de março de 2023, aconteceu um evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP14/MS), no qual, a temática abordada foi a situação na Palestina, permeada pela violência institucional e violações de direitos humanos. Com o título “Psicologia, Hospitalidades e Alianças: Por um Exercício Ético-Fronteiriço a partir da Palestina”, a live contou com a participação de dois especialistas de diferentes áreas, mas complementares em suas perspectivas.

O estudioso e pesquisador de Relações de Colonialidade desde 2007, Josemar de Campos Maciel, trouxe sua expertise para o debate, destacando a importância de buscar fontes de informação sobre o conflito, que vai além da polarização política. Ele ressaltou que a situação na Palestina não se trata simplesmente de uma guerra entre dois países, mas sim de violência institucional contra um povo acossado, perseguido e ameaçado em seu próprio território.

Por sua vez, Ashjan Sadique Adi, graduada em Psicologia e mestre em Educação pela UFMS, doutora em Psicologia Social pela USP/Ribeirão Preto e membra do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (Gracias), trouxe uma perspectiva ainda mais próxima da realidade palestina. Como diretora da Secretaria de Mulheres da Federação Árabe-Palestina do Brasil (Fepal), Ashjan contextualizou a resistência palestina diante do sionismo, apontando para a necessidade de desconstruir preconceitos e aumentar a sensibilidade diante da conjuntura de dor e sofrimento vivenciada na região.

Camilla Fernandes Marques, conselheira do CRP14/MS e co-coordenadora do CREPOP, desempenhou o papel de mediadora. Durante a transmissão ao vivo, ela enfatizou que a iniciativa surgiu a partir da Comissão de Psicologia Social e Comunitária, evidenciando o compromisso ético-político da Psicologia com questões sociais urgentes.

Durante a live, os participantes puderam refletir sobre a complexidade do cenário na Palestina, discutindo não apenas os aspectos políticos, mas também os efeitos psicológicos do genocídio, da ocupação e da colonização.

A iniciativa do CRP14/MS em promover esse debate demonstra seu compromisso social e político com questões urgentes e muitas vezes silenciadas nas ciências, evidenciando a importância de resistir e dar visibilidade a temas relevantes para a compreensão da realidade global.

O evento encerrou-se com a expectativa de futuros debates e reflexões sobre a Palestina, na busca por promover uma Psicologia mais engajada, sensível e comprometida com a defesa dos direitos humanos.