Você está visualizando atualmente Psicólogos(as) de Três Lagoas celebram os 53 anos de regulamentação da profissão

Psicólogos(as) de Três Lagoas celebram os 53 anos de regulamentação da profissão

O Dia do Psicólogo é celebrado no dia 27 de agosto, data na qual a Psicologia completa 53 anos de regulamentação, por meio da lei nº Lei nº 4.119, de 27/08/1962, cujo conteúdo dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo.

Em celebração, o curso de graduação em Psicologia das Faculdades Integradas de Três Lagoas, realizou o projeto de extensão intitulado “Dia do Psicólogo: Projeção e esclarecimentos sobre as possibilidades de atuação e campos da Psicologia”, na Praça Municipal Ramez Tebet (Três Lagoas-MS), com a participação de professores e alunos do último ano do curso.

Embora a ciência em questão se fundamente e ganhe espaço em diversos campos, há muito preconceito e equívocos acerca seu objeto de estudo e intervenção. A Psicologia, por muito tempo, foi associada ao tratamento do “louco” e sua área de abrangência se restringia a área clínica. Dessa forma, o intuito deste projeto de extensão foi proporcionar à comunidade, o esclarecimento sobre os diversos campos de atuação e possibilidades de intervenção, além de oportunizar informações sobre a profissão, de modo que possamos favorecer a consolidação da Psicologia brasileira.

Para Priscila Zanardi Favaretto, coordenadora do curso, a ação possibilitou com que a Psicologia fosse projetada  à comunidade em geral além de desmitificar alguns estereótipos inadequados acerca da profissão. “Também aproveitamos  para informar a população sobre os serviços gratuitos ofertados no Centro de Psicologia Aplicada – CEPA, unidade pertencente ao curso”, destaca  a coordenadora.

Para Maria de Souza, 53 anos, “A ideia foi muito boa, pois muitos falam que psicólogo é para gente doida, e eu já passei e não é isso, a Psicologia ajuda as pessoas.

A iniciativa vai ao encontro da Campanha do Conselho Regional de Psicologia do Mato Grosso do Sul (14ª região), em prol do Psicólogo: “Estar em todo lugar e trabalhar por toda sociedade!”.  Parabéns a todos as psicólogas e psicólogos.