Você está visualizando atualmente Psicos em Prosa debateu a situação política no Brasil

Psicos em Prosa debateu a situação política no Brasil

Preocupado com a situação brasileira, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP14/MS) em parceria com o Sindicato dos Psicólogos/as de Mato Grosso do Sul (SinPsi-MS), realizou  uma edição do "Psicos em Prosa" para tratar de temas polêmicos como a PEC 241 (agora PEC 55), que propõe congelar os gastos públicos por 20 anos, a PEC do ensino médio e o PLS 439  que restringe a atuação de psicólogas/os como analistas e gestoras/es de Recursos Humanos.

Na ocasião, o professor Francisco falou sobre os impactos sociais da PEC  241/55. Em sua fala, ele fez um retrospecto histórico desde o Brasil Colônia até os dias atuais, destacando vários momentos políticos do País.

Após a explanação do professor Francisco, a advogada Fabiana falou sobre a terceirização e as mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O Conselheiro do CRP14/MS, Fernando Faleiros completou a rodada de discussão das questões trabalhistas e discorreu sobre o projeto de lei que restringe a atuação da Psicologia na área de Recursos Humanos.

Faleiros também tratou das mudanças no chamado Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que incide sobre a alíquota do seguro acidente de trabalho pago pelas empresas. Uma das principais alterações foi a exclusão dos acidentes de trajeto da fórmula de cálculo, atendendo a uma reivindicação do setor produtivo. Com as novas regras as empresas não serão mais penalizadas por acidentes de trajetos.