Você está visualizando atualmente Reflexões e Parcerias no 1º Colóquio de Saúde Mental e Trabalho no Pantanal

Reflexões e Parcerias no 1º Colóquio de Saúde Mental e Trabalho no Pantanal

No último evento que a Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP14/MS apoiou, a Conselheira e Coordenadora da comissão, Flávia Pedrosa de Camargo compartilhou visões importantes sobre a vulnerabilidade psíquica na precarização social do trabalho. O 1º Colóquio de Saúde Mental e Trabalho no Pantanal reuniu renomados profissionais, incluindo a Profª. Dra. Vanderleia L. D. Castel Schlindwein, o Prof. Dr. João P. de Sousa Areosa e o Prof. Dr. Johnny J. Orejuela Gómez.

No primeiro dia ocorreu uma roda de conversa onde as/os psicólogas/os pesquisadoras/es falaram de suas pesquisas e experiências com relatos de sofrimentos causados pela discriminação e os doutores sugeriram modelos de intervenções.

A participação do CRP14/MS foi marcada pela divulgação das ações da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a conscientização sobre os desafios enfrentados no cenário laboral.

Jaciane Terezinha Rodrigues Vieira, membro da Comissão, destacou a excelência do evento, enfatizando a iniciativa de promover um colóquio focado em discussões científicas. Durante o evento, a CPOT apresentou pesquisas sobre psicólogas/os organizacionais em Mato Grosso do Sul e promoveu interações com os participantes.

Jaciane ressaltou a importância da parceria com o CRP14/MS, que proporcionou um ambiente propício para o avanço das pesquisas. Os profissionais presentes destacaram-se pela objetividade na comunicação científica, enriquecendo as discussões sobre a vulnerabilidade psíquica e as condições de trabalho na região do Pantanal.

A CPOT já planeja iniciativas para dar continuidade a essas reflexões, visando promover uma discussão contínua sobre a psicologia organizacional e do trabalho, cuidando da saúde mental e abordando de forma aprofundada os desafios enfrentados no ambiente de trabalho em Mato Grosso do Sul. Essa busca por conhecimento e a colaboração entre profissionais são fundamentais para impulsionar pesquisas e práticas que beneficiem a comunidade e promovam um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável.