Você está visualizando atualmente Reunião com Vereadora de Campo Grande, Luiza Ribeiro para a criação de audiência pública sobre Prevenção de Suicídio e Autolesão na Juventude de Mato Grosso do Sul.

Reunião com Vereadora de Campo Grande, Luiza Ribeiro para a criação de audiência pública sobre Prevenção de Suicídio e Autolesão na Juventude de Mato Grosso do Sul.

A reunião realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, no dia 19/03 às 9h, teve como objetivo discutir a criação de uma audiência pública sobre a Prevenção ao Suicídio e Autolesão na juventude no Mato Grosso do Sul.

A prevenção do suicídio e da autolesão é uma questão de saúde pública importante, que requer a atenção e a colaboração de toda a comunidade. Segundo os dados abordados nesta data, MS é o segundo estado com a maior taxa de suicídios no Brasil, e em sua maior parte, na faixa etária da juventude.

Durante o encontro, conduziu-se um diálogo sobre qual será o enfoque da audiência pública, com a sugestão de nomes e entidades para compor esse momento.

O presidente do CRP14/MS, Walkes Jacques Vargas, ressaltou que: “debater a prevenção ao suicídio é voltar o olhar ao cuidado e atenção psicossocial para pessoas que estão em situação de sofrimento. Nosso município possui índices preocupantes nesse tema, por isso precisamos discutir estratégias que respondam às necessidades da população. Logo, uma audiência pública que envolve os mais diversos atores de políticas públicas diferentes é uma iniciativa concreta para encontrar essas respostas”.

Segundo a Veradora da Câmara Municipal de Campo Grande, Luíza Ribeiro, O suicídio representa um desafio significativo para a saúde pública em escala global. O propósito de convocar uma audiência pública com o tema “Suicídio e Autolesão na Juventude” é iniciar um debate sobre essa questão, com foco em uma faixa etária específica.

Estudos indicam, incluindo dados do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos e a quarta entre jovens de 20 a 29 anos. É importante ressaltar que esses números representam casos notificados, sugerindo a possibilidade de haver um número ainda maior de incidências não registradas. Além disso, ao aprofundarmos a análise, deparamo-nos com complexidades que podem influenciar, tais como sexo, raça e condição socioeconômica, evidenciando que, embora o comportamento seja individual, ele está inserido em um contexto social, continuou.

Diante desse panorama e da interconexão das políticas públicas que compõem a rede de atendimento relacionada a esse tema, o objetivo da convocação desta Audiência Pública é avaliar como o município de Campo Grande está lidando com o aumento das demandas dentro da juventude e as abordagens adotadas para enfrentar esse desafio, finalizou.

Com data prevista para o mês de maio, a construção da Audiência pública, contará com a gestão do CRP14/MS, Gabinete da Vereadora Luiza Ribeiro e do Gabinete do Deputado Federal Geraldo Resende.

Além disso, estiveram presentes as Representantes do CRP14/MS: a Coordenadora técnica Gabriela Pereira da Silva e a Assessora técnica, Gabrielle de Souza Sanches.