O CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul) realizou uma roda de conversa que abordou a psicologia educacional, a saúde mental do público LGBTQIA+ e a escola. O encontro aconteceu de forma híbrida e ressaltou a importância de se discutir o tema de forma ampla e organizada.
A Roda de conversa “Psicologia Educacional, Saúde Mental LGBT+ e a Escola” contou com a participação do Prof. Dr. Ronaldo Alexandrino, Doutor em Educação com pós-doutorado em psicologia e lançando o livro ‘A suposta homossexualidade’, e prof. Daniela Gil, pedagoga, mestre em educação e coordenadora do curso de pedagogia do Insted.
“A escola precisa assumir que ela é um desdobramento da sociedade e quando a rejeição pela discussão do tema vem, temos que ver que é um reflexo da vida social. Precisamos desenvolver políticas públicas dentro das escolas e com professores que afetem todas as camadas e que sejam aplicadas para as diferenças, para que haja um resultado efetivo no tratamento desses alunos”, afirma Ronaldo.
A mediação foi feita pelo psicólogo João Fernando dos Santos Vilela, homem trans, secretário estadual do Ibrat/MS e coordenador da Comissão de Gênero e Diversidade Sexual do CRP14/MS. De acordo com ele, durante a transmissão da live no canal do CRP 14/MS no Youtube, alguns comentários foram negativos, o que reforça a necessidade de debater o tema.
“Isso nos mostra o despreparo e desconhecimento da população e reforça a importância de falarmos do assunto, visto que o papel do professor, do educador e da escola é de amparar essa criança LGBTQIA+ dentro da instituição de ensino”, comenta João.
Confira a roda de conversa completa no link https://www.youtube.com/watch?v=UG04KGiWM4w