Você está visualizando atualmente Saúde Mental: mobiliza Fórum Sul-mato-grossense de Estudantes

Saúde Mental: mobiliza Fórum Sul-mato-grossense de Estudantes

Acadêmicos do Núcleo de Estudos sobre Luta Antimanicomial e Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Comissão de Saúde do CRP14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul) se reuniram para discutir a criação de um fórum estadual com alunos de psicologia e da saúde de todo Estado.

O professor adjunto do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS e membro da Comissão de Saúde Mental do CRP14/MS, Alberto Mesaque Martins (CRP14/08402-7), explica que está havendo a necessidade de incluir os acadêmicos ainda na graduação na participação do movimento da construção da própria Psicologia e na defesa da Psicologia em algumas pautas como a luta manicomial e a reforma psiquiátrica. “Estamos observando essa lacuna e estamos pensando estratégias para onde os acadêmicos se debrucem sobre as temáticas de saúde mental. Esse fórum é um jeito de mobilizar os estudantes e fomentar a articulação entre eles em prol dessa temática”, explica.

Segundo a acadêmica 7º semestre do curso de Psicologia da UFMS, Giovana Pavoni Hipólito, o Fórum Sul-mato-grossense de Estudantes de Saúde Mental tem como intuito criar uma rede de informações e discussões acerca da temática da Saúde Mental no Estado. “Pretendemos atuar como um coletivo aliado ao Conselho Regional de Psicologia na luta por políticas justas de saúde mental para todos. Acreditamos que podemos ter muito mais engajamento no que diz respeito às políticas municipais, estaduais e federais de Saúde Mental”, explica Giovana Hipólito.

Ainda segundo a organização do Fórum, podem participar estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área do conhecimento e vinculados às instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul.