Você está visualizando atualmente Sessão Solene no Mato Grosso do Sul celebra os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil

Sessão Solene no Mato Grosso do Sul celebra os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil

Solenidade no parlamento sul-mato-grossense condecora profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da profissão no estado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) celebrou, na noite de sexta-feira (25), os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. A solenidade foi realizada na capital Campo Grande a partir de uma proposição do deputado estadual Pedro Kemp (PT), que é psicólogo por formação. O evento condecorou 60 profissionais da Psicologia.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes, destacou que a profissão tem recebido reconhecimento em todos os estados do país por suas contribuições profissionais e científicas. Ela destacou o protagonismo da categoria em diversas lutas, como na implantação de políticas públicas e na defesa da democracia e dos direitos humanos.

“É importante valorizar a dedicação das psicólogas, psicóloges e psicólogos, que é o maior legado destes 60 anos. A atuação individual e coletiva das profissionais é exatamente o que constitui o nosso patrimônio científico e ético”, pontuou.

Durante a cerimônia, o deputado Pedro Kemp (PT), psicólogo e proponente da atividade, ressaltou a importância de haver uma política de saúde mental acessível a todas as pessoas. “Ela não pode ser privilégio de poucas pessoas. Precisa estar presente em todos os segmentos da nossa sociedade e precisa chegar a todos os lares, a todas as famílias e a todas as pessoas”, defendeu.

O presidente do Conselho Regional de Psicologia do MS (CRP 14), Walkes Jacques Vargas, contou como o seu estado fez parte da construção da história do sexagenário da profissão. “Nesse período, transformamos a Psicologia, que estava única e exclusivamente a serviço das elites, para uma Psicologia que coloca os pés no chão da realidade e se volta para toda a população brasileira. Desenvolvemos o nosso saber e fazer clínico e rompemos as quatro paredes dos consultórios”, destacou.

Também presente ao evento, a ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia do MS (CRP-14) e representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) na Mesa de Honra, Marilene Kowalski, destacou que a Psicologia brasileira está em festa e que a profissão evoluiu nessas seis décadas desde a sua regulamentação. “Muito foi feito nesse período e a Psicologia cresceu e se estruturou. E hoje tem uma identidade como ciência e profissão”, ressaltou.

Glace do Carmo Freitas, representante da Federação Nacional de Psicólogos (FENAPSI) e presidente do Sindicato dos Psicólogos do Mato Grosso do Sul (SinPsi MS) afirmou que o propósito da Psicologia, enquanto ciência e profissão, é seguir reafirmando o cuidado com as pessoas, independentemente do momento do país. “Em todos os momentos históricos políticos do Brasil a Psicologia enfrentou, enfrenta e enfrentará as desigualdades sociais”, pontuou.

Oriene de Moura, vice-presidente do Sindicato dos Psicólogos de Mato Grosso do Sul, disse que a Psicologia possui vários caminhos que levam a um trabalho junto a pessoas que sofrem e que precisam dessa profissão. “O exercício da profissão de psicóloga nos proporciona desempenhar o nosso lado humano não só de nós mesmos, mas do outro”, observou.

Representando a população brasileira de indígenas psicólogas(os), Vanessa Terena lamentou que o Mato Grosso do Sul seja a unidade da federação que mais mata indígenas no país e pede que a Psicologia fale sobre a luta da população indígena. Wanessa celebrou o lançamento de um instrumento de orientação para a categoria lidar com os povos originários brasileiros.

“Este ano de 2022 é o ano que nós comemoramos a regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil e é o ano que nós lançamos, com muito trabalho e muito amor, a primeira referência técnica para atuação de psicólogas(os) junto aos povos indígenas, mesmo depois de 60 anos”, destacou.

Ao lembrar que o Brasil ocupa o primeiro lugar do ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo, o conselheiro do CRP-14 e coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades no MS, João Fernando dos Santos, destacou o papel da Psicologia nas lutas sociais. “Temos lutado e a Psicologia tem sido um braço direito nesta luta”, afirmou João Fernando, que é a primeira pessoa trans do Conselho Regional.

Na sequência, a Assembleia condecorou com diplomas 60 profissionais que contribuíram e contribuem, em suas atividades, na história da formação e consolidação da Psicologia em Mato Grosso do Sul. As(Os) condecoradas(os) são de Campo Grande e do interior do estado.

Celebrações pelo Brasil
A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Ao longo de 2022, casas legislativas das cinco regiões do país têm promovido sessões solenes para celebrar o sexagenário da Psicologia. As reuniões nas Assembleias e Câmaras Municipais realçam as contribuições da Psicologia à sociedade e seus desdobramentos históricos nas últimas seis décadas.

Na próxima quinta-feira, 1º de dezembro, a Assembleia Legislativa de Rondônia também vai realizar uma solenidade em celebração aos 60 Anos da Regulamentação da Psicologia no Brasil. A Sessão Solene terá início às 15h e vai condecorar psicólogas(os) que tiveram contribuições para a Psicologia no estado ao longo dos últimos 60 anos.