Você está visualizando atualmente Setembro amarelo: da agenda lotada ao desemprego, fatores externos também levam ao suicídio

Setembro amarelo: da agenda lotada ao desemprego, fatores externos também levam ao suicídio

Falar de prevenção ao suicídio é geralmente associado ao termo em promoção da vida. Mas qual a vida que queremos? O psicólogo Eduardo Pelliccioli levanta o questionamento sobre quais condições de vida queremos valorizar, considerando as mazelas que atingem a sociedade atual.

“Neste século temos vivido uma vida de agenda lotada para quem tem trabalho, com altos níveis de pressão, adoecimento devido a questões de sobrecarga no trabalho e, por outro lado, temos o desemprego, a falta de acesso a condições básicas de saúde e lazer. Todas essas questões, que transcendem o indivíduo podem levar ao suicídio”, afirma Eduardo.

Tais fatores externos provam que doenças psicossociais podem não ser a única causa de um agravamento da depressão, que leva ao suicídio ou a tentativa de tirar a própria vida. E é por isso que falar de prevenção ao suicídio é sempre necessário.

Eduardo Pelliccioli é coordenador do Núcleo de Prevenção e Posvenção do Suicídio criado há um mês e vinculado a Comissão de Saúde do CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul).

Estatística alarmante

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que uma a cada 100 mortes no mundo ocorrem por suicídios. Essa é a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.Em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio no mundo.

No Brasil, são cerca de 11 mil suicídio por ano, sendo a 4° maior causa de mortalidade entre jovens de 15 e 29 anos. Ainda há aumento gradativo do suicídio entre idosos e crianças.

O psicólogo Eduardo Pelliccioli explica que é importante atentar para a forma como lidamos com a problemática. São quatro pontos que devem ser observados, pois a sociedade em geral desqualifica o sujeito que se mata, a segunda é que há uma estigmatizacao do suicídio, a terceira é a desqualificação do ato em si e por último é fazer uma colagem quase sempre como uma psicopatologia, mas existem outros fatores de risco, como os externos que vimos.

Os fatores externos estão inseridos nos fatores sócio demográficos. Além deles há outros três fatores determinantes para o suicídio, sendo os transtornos psiquiátricos, os fatores psicológicos e as condições clínicas capacitantes.

Mês de prevenção

Em 10 de setembro é celebrado o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em alusão a data, de 14 a 26 de setembro, o CRP 14/MS participa da 3° Jornada de Prevenção ao Suicídio realizada pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Além disso, o CRP 14/MS participa este mês de eventos na UFMS (Campo Grande e Nova Andradina); estamos em uma parceria para a formulação de uma lei municipal sobre Prevenção ao Suicídio junto à Defensoria Pública de CG e representando o CRP14/MS no Comitê Estadual de Prevenção do Suicídio, da Secretaria Estadual de Saúde do MS.