Você está visualizando atualmente Terceiro encontro de ciclo debate sobre Indígenas LGBTQIA+

Terceiro encontro de ciclo debate sobre Indígenas LGBTQIA+

Em 20 de junho, o CRP 14/MS (Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul – 14ª Região) realizou mais um encontro sob a temática indígena. O evento com o tema “Vivências de Indígenas LGBTQIA+ Vivências de Indígenas LGBTQIA+ em contexto urbano: o que a Psicologia tem a ver com isso?”, foi o terceiro e último das ações propostas pelo Núcleo de Saúde Indígena da Comissão de Direitos Humanos.

A coordenadora do Núcleo de Saúde Indígena do CRP14/MS e da Comissão em Direitos humanos, Vanessa Terena, fez a mediação do encontro e classificou o encontro como uma forma de colocar a psicologia para ouvir as experiências e vivências dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul.

“Tanto a presença quanto a ausência da categoria nesses eventos foi para nos alertar, foi um dado muito importante para auxiliar uma construção teórica de como a psicologia tem olhado para nós, povos indígenas”, destacou Vanessa.

Além dela, participou do evento a secretária da Associação das Mulheres Indígenas da Aldeia Imbirussu, Samantha Terena. “Para mim foi ótimo poder participar. A psicologia tem tudo a ver com o tema e foi maravilhoso poder participar, eu como mulher indígena trans”, destacou.

Outro participante foi Anderson da Silva Rondoura Arantes que destacou a importância do evento pela oportunidade de fala, de poder ser ouvido.” Recebi mensagens após o evento de pessoas que começaram a entender melhor nossa situação, oferecendo projetos de melhora para a comunidade. Apesar de um evento pequeno, foi essencial para mudar o modo de ver em algumas pessoas”, destaca.

O ciclo de palestras foi uma realização do Núcleo de Saúde Indígena junto com o CREPOP.