Você está visualizando atualmente Valorização da psicologia – A conquista da Psicologia pela jornada de trabalho de 30h

Valorização da psicologia – A conquista da Psicologia pela jornada de trabalho de 30h

Na última segunda-feira, 06 de novembro, o prefeito Marcelo Iunes deu um passo significativo em prol dos profissionais de Psicologia na rede pública municipal de Saúde. Com a sanção da Lei Complementar n° 327/2023, a carga horária para as/os psicólogas/os passa a ser de 30 horas semanais, atendendo a uma antiga demanda da categoria.

O ato do prefeito representa não apenas um ajuste na jornada de trabalho, mas também um gesto de reconhecimento e valorização dos profissionais que desempenham um papel essencial na promoção da saúde e do bem-estar da população corumbaense.

O momento da sanção da lei contou com a presença da psicóloga da rede pública municipal, Sílvia Segóvia Araújo Freire, que expressou sua gratidão ao prefeito pelo olhar atento da gestão em relação aos profissionais de psicologia. Além disso, a conselheira Flávia Pedrosa de Camargo, representante do Conselho Regional de Psicologia – 14ª Região, participou da reunião que oficializou a alteração na carga horária.

O vereador Alexandre Vasconcellos, que acompanhou o prefeito na sanção da lei, agradeceu pela iniciativa que coloca Corumbá como referência no Estado, atendendo aos anseios dos profissionais e contribuindo para a valorização da categoria.

Para Sílvia Freire, essa conquista é um marco para a Psicologia no Estado do Mato Grosso do Sul, representando não apenas a regularização da jornada de trabalho, mas também uma luta que transcende o âmbito municipal, com impactos positivos a nível nacional. Ela ressaltou que todos saem ganhando com essa medida, profissionais e usuários dos serviços públicos.

A conselheira Flavia Pedrosa destacou a importância das ações do município de Corumbá em atender às demandas da categoria, mencionando a regulamentação da prestação de serviços de psicologia na rede pública municipal de educação básica. A sanção da lei que garante as 30 horas semanais representa uma grande conquista para a categoria, fortalecendo ainda mais o papel dos psicólogos no contexto local.

Esta mudança na carga horária é um passo significativo para valorizar a profissão de psicólogo e reconhecer a importância desses profissionais, especialmente em um período pós-pandemia, onde seu trabalho se mostrou vital para o bem-estar da sociedade, mesmo diante de desafios significativos. Corumbá, ao adotar essa medida, demonstra seu compromisso com a promoção da saúde mental e o cuidado com aqueles que cuidam.