Você está visualizando atualmente VII Plenário aprova criação da Comissão Psicologia e Povos Indígenas

VII Plenário aprova criação da Comissão Psicologia e Povos Indígenas

No dia 25 de novembro foi realizada, na sede do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul (CRP 14/MS), a primeira reunião da Comissão Psicologia e Povos Indígenas (CPPI).

A Comissão é um avanço dos trabalhos iniciados no GT Indígena, criado na ocasião da realização do I Encontro Nacional Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos, realizado em 2013, na cidade de Dourados.

A coordenação da CPPI fica a cargo da Conselheira Giovana Guzzo que celebrou este marco para a Psicologia de Mato Grosso do Sul. 

“A CPPI nasce de uma necessidade de continuar o trabalho já desenvolvido pelo GT e, ampliando e divulgação e o engajamento dos interessados na temática da Psicologia e Povos Indígenas, para profissionais e acadêmicos. Nosso objetivo é pesquisar as formas onde a psicologia pode atuar junto à saúde mental indígena”, destacou Guzzo.

DOURADOS – segunda maior população indígena do Brasil, a cidade de Dourados contará com uma representante fixa nesta comissão, que, neste momento, é a psicóloga Tanise Oliveira Fernandes, que está presente nos encontros e reuniões da CPPI e irá fazer a intersecção com os demais colaboradores da Comissão que vivem em Dourados. A proposta é trabalhar a unidade em ações democráticas e inclusivas.

A referida Comissão tem como objetivo principal oportunizar espaços nos  quais se discuta a importância da Psicologia na promoção da saúde indígena e incentivar o diálogo entre saúde mental e a interculturalidade e está composta atualmente de alguns colaboradores do extinto G.T que pretendem dar continuidade às discussões previamente iniciadas.

A próxima reunião da CPPI está marcada para o dia 27 de janeiro de 2015, na sede do CRP 14/MS e, está aberta à participação de interessados, sendo profissionais de psicologia e/ou acadêmicos do curso.

Os interessados devem entrar em contato no setor de Políticas pelos canais – telefone: 3382-4801 / e-mail: politica@crpms.org.br

A CPPI foi deliberada pelo VII Plenário do Conselho Regional de Psicologia 14a Região – MS, aprovada na 249a Sessão Plenária de 20 de setembro de 2014.