Você está visualizando atualmente Você sabe desde quando a Psicologia está presente na Assistência Social?

Você sabe desde quando a Psicologia está presente na Assistência Social?

Com a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social passa a ser concebida como Política Pública e, juntamente com a Saúde e a Previdência Social, forma o tripé da Seguridade Social.

Na estruturação da PNAS – Politica Nacional de Assistência Social em 2004 e posteriormente em 2005 a elaboração do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, a(o) psicóloga(o) passa a fazer parte das equipes que irão trabalhar nos vários níveis de atenção.

Pertencendo, finalmente, aos documentos oficiais que regulamentam a prática da assistência social como o PAIF – Programa de Atenção Integral as Famílias (2004) e PAEFI – Programa de Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (2009), sendo demarcados como profissionais do SUAS, e em 2006 entram na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos – NOB RH.

Durante esse processo histórico as psicólogas(os) da Assistência exercem no cotidiano sua prática reconstruindo a Psicologia, buscando uma nova forma de exercê-la, e fazendo a ciência na forma de política pública chegar nos mais diversos casos.

Sempre se norteando com conceitos como direito a vida, a saúde, a integração social e a dignidade humana, ética e responsabilidade na luta diária pela construção do seu fazer.

Parabéns a todas(os) as(os) psicólogas(os) trabalhadoras(es) do SUAS pelo dia Nacional da Assistência Social!